A arte da fuga

O que andam os portugueses a fazer fora do país
Joana Barrios em Barcelona
Pedro Morais em Marselha
Susana Guardado no Rio de Janeiro
Pedro dos Reis em Nova Iorque
Susana Mendes Silva em Londres
 

Joana Barrios em Barcelona

Em 2006 viveu na cidade espanhola durante uma longa temporada. Barrios continua a preferir passar pelo menos algum do seu tempo em Barcelona. É lá que se encontra neste momento – a trabalhar com a coreógrafa Anna Sánchez, a preparar o seu primeiro espectáculo em nome próprio, “Fake” (produzido pela Materiais Diversos), e a concentrar-se no seu regresso ao Teatro Praga (vai participar no musical “Demo” que irá estrear em Junho no São Luiz). 

shoplovestories.blogspot.com

 

Pedro Morais em Marselha

Mudou-se há oito anos para a cidade francesa. Formou-se em História de Arte e tem-se afirmado como curador e crítico de arte. Já comissariou diversas exposições para o Festival RIAM (de artes multimédia), com quem trabalha regularmente, e também para a FRAC PACA (Fonds Régional d’Art Contemporain, Provence – Alpes – Côte-d’Azur). Já colaborou com publicações como a Ventilo, Art 21 ou Art Press. Publicou recentemente um ensaio sobre o artista Olivier Dollinger no livro “French Connection”, editado pela BlackJack, que pretende ser um retrato da cena artística francesa dos nossos dias. Neste momento prepara, entre outras coisas, um texto sobre o artista Laurent Montaron e uma exposição em Montrouge. 

whitecave.blogspot.com

 

Susana Guardado no Rio de Janeiro

No fim do ano passado, a artista plástica e DJ, Susana Guardado decidiu rumar ao Rio de Janeiro. É lá que tem continuado a desenvolver as suas investigações entre artes plásticas e música, com os seus “personal DJ sets” que animam eventos de arte contemporânea. Nos próximos meses irá realizar também uma exposição no Museu da República, no Rio de Janeiro. 

 

Pedro dos Reis em Nova Iorque

Escolheu a capital americana para viver e desenvolver a sua actividade. Pedro dos Reis faz fotografia, vídeo e escreve, colaborando com a revista online Arte Capital. Está tudo em The Eye Sight e The Art Sight, o primeiro, um site com o seu trabalho, o segundo, de divulgação e discussão sobre arte contemporânea.  

theeyesight.net

 

Susana Mendes Silva em Londres

A artista portuguesa vai dividir o seu tempo entre Lisboa e Londres até 2010. Está a fazer um MPhil/PhD in Fine Art, ou seja, um doutoramento em artes plásticas que envolve o desenvolvimento das pesquisas da artista, tanto a nível prático como teórico. 

susanamendessilva.com

0 Responses to “A arte da fuga”


Comments are currently closed.