Yuksek e Brodinski

lux_valsa-08

Un grand lit deux places, s’il vous plaît!

(Cama de Casal francesa no Lux) 

 Na cama, a privacidade não se controla. O corpo deixa as defesas de lado e relaxa.
Dividir cama com alguém, é aceder a um nível de conhecimento diferente. Conhecem-se os compassos respiratórios do outro e descobrem-se ruídos que contam sobretudo a intensidade dos sonhos. A cama é o local onde o silêncio se transforma em alfabeto e a proximidade da pele ganha a força de um gesto afável.

No Lux, a cama é a cabine, o alfabeto é a música, os sonhos são a dança. Dois DJs na mesma cabine partilham escolhas musicais. Olham um para o outro em silêncio, mas no silêncio comunicam, é a intuição que os guia na música que tocam. 

Depois de Rui Vargas e Kristian Beyer, de  Ivan Smagghe e Tim Paris, de Yen Sung e Heidi terem partilhado a cama do Lux, chega a vez de mais dois rapazes franceses, dois amigos inseparáveis. 

Yuksek e Brodinski são os novos prodígios da música electrónica made in France. Nos últimos meses os nomes deles têm feito correr muita tinta na imprensa francesa. Apadrinhados pelos grandes da electrónica mundial, este Verão serão certamente consagrados pelo público do mundo inteiro. Será, por isso, uma cama excitante que nos vão fazer em Lisboa. Explosiva. 

Yuksek e Brodinski vivem ambos na cidade francesa de Reims, para além de dividirem um estúdio de gravação situado 20 metros abaixo do solo, compõem música juntos. Ultimamente têm andado separados, a estrada tem-lhes atribuído rotas diferentes. Brodinski insistiu em ter Yuksek como parceiro nesta Cama de Casal. Esta noite trata-se de um reencontro de amigos que têm estado longe um do outro. 

Yuksek é o mentor do jovem Brodi, foi ele quem produziu o single “Bad Runner”, a faixa responsável pela detonação da sua carreira. Depois deste single nunca mais nada voltou a ser o mesmo na sua vida. Tiga levou-o para a Turbo Recordings e choveram convites para remisturar inúmeras faixas de artistas como os Klaxons, DJ Mehdi, D.I.M., Peaches e os nossos internacionais Buraka Som Sistema.  Por causa de tanta agitação, Brodinski abandonou a faculdade e os estudos de comunicação para se dedicar a 100% à música. 

Ele, que se baptizou Brodinski para homenagear a sua avó, gosta de beber Fanta limão pela noite dentro e de fazer estremecer todos os corpos que se encontram na sua pista. Com apenas 21 anos Brodinski é já apadrinhado por todos, de Soulwax a Chloé, e viaja a pensar no seu estúdio em Reims, pois diz ser dentro dele que produzirá em breve o seu primeiro álbum a solo. Mas bien sur com o seu amigo Yuksek na produção. 

Pierre-Alexandre desconhecia o significado do seu nome artístico, até começar a receber e-mails de fãs turcos. Yuksek, significa “a altura” em turco. Tinha escolhido este nome simplesmente para cortar com a moda de nomes artísticos franceses de sonoridade inglesa. 

A adolescência passou-a a tocar piano, a ter aulas no conservatório, enquanto ouvia Beatles, Lou Reed ou Nirvana. Na cabeça diz guardar essa esquizofrenia de sonoridades distintas, Yuksek confessa sentir-se próximo e atraído por todas elas. 

No seu primeiro álbum a solo, “Away from the Sea”, as influências parecem realmente vir de todo o lado. O primeiro single
“Tonight” é comparado a uma faixa dos Daft Punk, e nas restantes faixas ouve-se um pouco de tudo: pop, punk, groove disco e um sem fim de batidas house. O álbum conta com participações da rapper
Amanda Blank (dos Spank Rock), do duo Chromeo e dos Shitdisco. 

A revista francesa “Inrockuptibles” não hesita em considerar Yuksek um virtuoso, sendo um dos talentos que devemos seguir atentamente e absolutamente nos próximos tempos. Depois de ter feito a primeira parte dos
Justice ao vivo, parece estar decidido a conquistar o mundo sozinho. 

Cama de Casal de alto nível, devia chamar-se esta noite. Ou franceses brilhantes, partilham a cama connosco! 

Será impossível não dançar com a intimidade deles.

1 Response to “Yuksek e Brodinski”


  1. 1 Joao Jorge

    A primeira que ouvi yuksek já lá uns meses foi na antenna 3, no melhor programa da radio nacional “bons rapazes”, depois de ouvir tive de ir imediatamente fazer o dowload do albúm.
    Cheguei a pensar… ok isto deve ter uma musica ou outra porreira e ficamos por aqui, mas estava completamente enganado….
    Para mim um dos albúms do ano.
    Este senhor faz música
    Está no TOP.
    Não percam

Comments are currently closed.